Pesquisar este blog

QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

COMPRAS EM BRECHÓ

Eu compro em Brechó: além de ser econômico, evitar os altos impostos embutidos nas mercadorias, contribui para um modo sustentável de vida, livrando o meio ambiente das agressões da indústria...consumo consciente!!
 
Porque comprar em brechó?

Frequentar brechós é mais do que comprar coisas usadas só para economizar. Não dizemos um “estilo de vida”, porque soa exagerado, muito afetado, mas sim que é um jeito peculiar de se relacionar com o consumo, esta atividade que basicamente caracteriza nosso modo de vida e que é algo do qual não conseguimos escapar. Peculiar porque comprar em brechó exige da pessoa uma certa autoconfiança e um pouco de senso crítico. Quem compra em brechó em algum momento da vida já se deu conta de que:

1) As roupas de marcas raramente valem o que se paga.

2) A moda é cíclica, isto é, o que sua mãe usava na década de oitenta, ficou ridículo nos anos noventa e hoje, com alguns remakes, é o retrô cult que posa por aí. Por isso, ou você tenta acompanhar as tendências e paga por isso (como o caso dos consumistas mais afoitos e sem senso crítico) ou usa o pêndulo da moda a seu favor. Isto é: sabendo usar o que se compramos em brechó, a gente pode pagar de arrumadinho, descoladinho com algo que custou um doze avos da roupa que está na vitrine dos shoppings.

3) Dificilmente alguém consegue ser SEMPRE prudente e sensato quando compra roupas, isto é, vira e mexe vamos cometer abusos. Em brechós esses abusos nos custam menos, aquela roupa que compramos e usaremos uma, duas vezes (ou mesmo nenhuma) não custou o valor de uma mensalidade do plano de saúde ou de uma prestação do apartamento.

Dá até pra seguir dizendo que comprar em brechó contribui para o modo sustentável de vida, já que a gente usa algo que seria resíduo do sistema produção e consumo. Não deixa de ser verdade, mas isso já é um babado muito teórico pra justificar algo que é mais uma questão de gosto do que de engajamento ecopolítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,

,